quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PLANO DE AULA- PRÉ ESCOLA 4 E 5 ANOS

Este Plano de Aula, vem a Auxiliar os  professores de educação infantil, a ensinar números grandes para os pequenos,  é um Plano de Aula interativo e divertido, despertando o interesse das crianças para a Matemática. Portanto usee esse Plano de Aula em sua Aula e obtenha resultados satisfatórios.

Números grandes para os pequenos

Objetivos
• Registrar números.
• Aprender a escrita numérica.

Conteúdo
• Sistema numérico.

Tempo estimado
30 minutos, diariamente.

Materiais necessários
Tabela numérica, jogo de percurso com dois dados, objetos para colecionar ou materiais escolares.

Desenvolvimento
• Atividade 1
Entregue uma folha em branco para cada criança anotar os números que você ditar da forma como acha que são. Se uma olhar a do colega, apenas anote que copiou. Se achar que duas produções ficaram muito parecidas, chame os autores e pergunte com tranqüilidade se eles fizeram juntos. Escolha números com diferentes características para o ditado.

- "Opacos": aqueles que não explicitam, em sua forma oral, o princípio aditivo e multiplicativo do sistema de numeração: do 1 ao 15.

- Redondos: 10, 20, 50, 90, 100, 1000.

- Os que explicitam as relações aditivas e multiplicativas: 86 (80 mais 6), 134 (100 mais 30 mais 4) 100 000 (100 vezes 1000).

- Familiares: os de uso social freqüente, que aparecem nas notas de real (100, 50, 20, 10, 5, 2 e 1), moedas (25) e datas (2006, 2007).

- Os que podem ser compostos com base em outros já ditados: 150 (se você já ditou o 100 e o 50).

- Com algarismos iguais: 555, o que pode levar os pequenos a fazer algum tipo de variação na escrita dos algarismos em função de seu valor posicional (500505).

- Os que são formados pelos mesmos algarismos de outro já ditado, porém invertidos: 52 e 25.

Repita essa atividade várias vezes.

• Atividade 2
Fixe uma tabela numérica na parede. A seqüência pode ser organizada de 10 em 10 (do 1 ao 10 na primeira linha, do 11 ao 20 na segunda etc.) para facilitar a identificação das regularidades. Escreva os números com traços simples, sem desenhos. Ela deve ser consultada quando for preciso lembrar a escrita ou recordar a série. Para estimular o uso, sugira que os pequenos escolham um número e recitem todos os outros até chegar nele, quando param de contar e tentam escrevê-lo. Outra opção é pedir que as crianças façam uma consulta quando não souberem nomear um algarismo. Também nesse caso elas contam sobre a tabela até encontrar a escrita desejada e descobrir o nome.

• Atividade 3
Sugira um jogo de percurso, em que a garotada percorre uma trilha com base no número que tirou em um dado. Utilize dois dados para que a turma passe da contagem quando o pino anda a quantidade de casas correspondente ao que saiu em um dado para a sobrecontagem: ao tirar 5 e 3, em vez de contar os pontos, um a um, o jogador aprende que é mais rápido partir do dado que traz o maior número e adicionar os pontos do outro, completando 6, 7 e 8.

Avaliação
Observe os avanços e mude os desafios à medida que as crianças forem chegando mais facilmente às respostas corretas.

 FONTE:http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/numeros-grandes-pequenos-428195.shtml

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom gostei

paulina Mary disse...

Muito bom! Mas será que essa atividade numérica não seria difícil demais para alunos de 4 a 5 anos?

Unknown disse...

ótimas ideias parabéns.
Gostei muito

Postar um comentário